HISTÓRIAS DE ALPENDRE

O Leão e o Lobo



Era uma vez no tempo em que os animais falavam...

Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão que o melhor seria levá-la para longe do curral, um local sossegado sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém, onde, enfim, fosse capaz de servir-se daquela merecida refeição.

No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leão que, sem muita conversa, de um só bote, lhe tomou a ovelha.

O Lobo, contrariado, mas sempre mantendo uma distância segura do seu oponente, disse em tom injuriado e com uma certa dose de ironia: "Você não tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence..."

O Leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas, como o Lobo estava longe demais e não valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lição, respondeu com desprezo: "Como pertence a você? Por acaso a comprou, ou por acaso terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como você a conseguiu?"

Moral da História
(1) Aquilo que se conquista pelo mau, pelo mau se perde...
(2) Benefício sem crédito, débito por demérito...
(3) Para o Injusto a Justiça só existe quando ele existe quando ele está na posição de vítima...

Fonte: Esopo, versão por OpenBrasil.org
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Histórias de Alpendre - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas