HISTÓRIAS DE ALPENDRE

O Urso e as Abelhas



Um Urso procurava por entre as árvores pequenos frutos silvestres para sua refeição matinal, quando deu de cara com uma colmeia, dentro da qual, um enxame de abelhas guardava seu precioso favo de mel.

O Urso, com bastante cuidado, começou a farejar em volta tentando descobrir se as abelhas estavam em casa.

Nesse exato momento, uma das abelhas, que voltava do campo onde fora coletar néctar das flores para levar à colmeia, deu de cara com o matreiro e curioso visitante.

Receosa com aquilo do que o Urso pretendia fazer em seguida, voou até ele e deu-lhe uma ferroada, em seguida se escondeu no interior oco da árvore perto.

O Urso, tomado de dor pela ferroada, ficou furioso, e incontrolável, derrubou a colmeia no chão, atacando a tudo e a todas, disposto a destruir o colmeia das abelhas como vingança. Mas, isso apenas o fez provocar uma reação em cadeia de toda colmeia que atacou ele com toda sua força.

Assim, ao pobre Urso, só restou fugir o mais depressa que pode em direção a um pequeno lago, onde, depois de nele mergulhar e permanecer imerso por um bom tempo, finalmente se pôs à salvo, e fugiu para bem longe.

Moral da História
(1) É mais sábio suportar uma simples provocação em silêncio, que despertar a fúria incontrolável de um inimigo mais poderoso com barulho desnecessário...
(2) O Poder maior está em ser capaz de controlar a si mesmo......
(3) Resistir a uma provocação é um dos maiores indícios da sabedoria...

Fonte: Esopo, adaptado por OpenBrasil.org
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Histórias de Alpendre - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas